segunda-feira, 18 de abril de 2011

OBRAS E AUTORES DE DESTAQUE


OBRAS E AUTORES DE DESTAQUE

  EUCLIDES DA CUNHA
EUCLIDES DA CUNHA (1866-1909): na obra “Os Sertões”, traz uma análise histórica e também científica da realidade do partir de uma perspectiva social que revela a defasagem civilizatória do Nordeste (isolado política e economicamente do resto do país) como uma das causas do conflito sertanejo, retratando a Guerra de Canudos (ocorrida no Sertão baiano entre 1896 e 1897) a
                                                  
                                                

LIMA BARRETO
em diversas obras, a exemplo de “Clara dos Anjos”, combate o preconceito racial e a segregação social dos negros e mulatos. Também retrata criticamente diversos acontecimentos históricos da República brasileira. Sua principal obra foi “Triste fim de Policarpo Quaresma”, que retrata as frustrações de um funcionário público brasileiro diante da realidade política do país. Foi por muitos criticado pelo uso de uma linguagem simples nas suas obras.

 

                                              AUGUSTO DOS ANJOS

(1884-1914): por muitos considerado como simbolista, pode ser enquadrado no Pré-modernismo por ostentar em sua obra a mistura de diversos elementos. No entanto, sua poesia“antilírica” representa uma experiência jamais vista na literatura mundial. O vocabulário, por vezes agressivo e escatológico, é utilizado na exposição de temas como a prostituição, a decomposição dos cadáveres, a morte, as substâncias químicas componentes do corpo humano, etc., que revelam, além da análise científica, tendências pessimistas e dores existenciais. O choque trazido pela introdução de temas e termos nunca antes tomados como poéticos ajuda a compor o prenúncio da renovação modernista que estava por acontecer.



MONTEIRO LOBATO
(1882-1948): famoso por suas histórias infantis, foi também um polêmico intelectual e grande crítico da defasagem material e mental retrato da sua crítica ao anacronismo do interior do Brasil. Na famosa obra infantil “O Sítio do do povo brasileiro, bem como da imitação dos modelos estrangeiros e do nacionalismo ufanista. O personagem Jeca Tatu, da obra “Urupês”, típico caipira acomodado do interior paulista, é um Pica-pau amarelo”, difundia valores morais e conhecimentos sobra a cultura e a língua brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário